segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cenas de um casamento


Filme de Ingmar Bergman (1973)

Filme excelente do Mestre da 7ª arte, o suéco Ingmar Bergman, que descreve a aparência de um casamento feliz de Johan e Marianne.
Elenco:
Liv Ullmann (Marianne)Erland Josephson (Johan)Bibi Andersson (Katarina)Jan Malmsjö (Peter)Gunnel Lindblom (Eva)Anita Wall (Palm)Barbro Hiort af Ornäs (Sra. Jacobi)Lena Bergman (Karin)Rossana Mariano (Eva - 12 anos)

Sinopse
Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) são casados há 10 anos. Ambos com sucesso em suas carreiras profissionais, ele um psicofisico e ela uma advogada que atua na área do direito familiar. Sendo que eles têm duas filhas, vivendo aparentemente bema área de direito familiar. Na fase inicial do filme ocorre uma entrevista realizada por Palm (Anita Wall), que faz alguns questionamentos sobre o matrimônio e o que eles fazem para que o seu, seja um sucesso. No decorrer do filme, Johan e Marianne recebem um casal de amigos, Katarina (Bibi Andersson, e Peter (Jan Malsjö), e inicia-se o jantar, que será regado por acusações do casal de amigos, que revelam uma grande crise conjugal, repleta de acusações, sendo alegado pelo casal de amigos que o casamento só se sustenta por interesses financeiros. Marianne tenta convencer Katarina a permanecer casada, mas esta revela que o casamento é um fracasso, e só não pede o divórcio por temer a falência das empresas. Em um outro quadro filme, acontece o inesperado, a descoberta da gravidez de Marianne, e a frustração da expressão de Johan quando soube da gravidez, que não manifestou nem uma expressão de alegria. Levando com isso a auto-sugestão de Marianne a realizar um aborto. Marianne, começa a pensar em seu casamento de uma forma diferenciada após receber uma visita de uma cliente em seu escritório, A Sra. Jacobi (Barbro Hiort af Ornäs), que conta a Marianne, que está casada a 20 anos e quer se divorciar, por não se sentir amada por seu marido e que não o ama, como também aos filhos. Marianne começa a refletir na sua propria relação com Johan, e tenta investir mais no casamento que aparentemente era saudável. Marcam uma viagem para a casa de campo, sendo que Marianne, chega primeiro e prepara uma refeição ao marido, este quando chega inicia uma conversa não muito agradável a Marianne, ao afirmar que está apaixonado por uma outra pessoa chamada Paula, e que irá viajar na manhã seguinte para Paris. Daí em diante Marianne busca se controlar, esforçando-se para demonstrar tranquilidade, mas na realidade o desespero começa a ludibriar seus pensamentos. O filme ganha um novo contexto, começa a fase do divórcio, as acusações se tornam uma constante, e ambos demonstram o total desrespeito um pelo outro.

História muito presente na atualidade. Quando não se tem mais diálogos, parte-se para as acusações que há tempos estavam guardadas.
Filme que é um clássico de Ingmar Bergman, que deu continuidade ao filme de 1973, com o lançamento de Saraband (2003)


Nenhum comentário: