segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Então é natal, um bom momento para sermos o que não costumamos ser

Começarei com essa linda música. Quem não conheçe, o Então é natal?
Happy Xmas (War is Over)John Lennon/Yoko Ono
Feliz Natal Kyoko Feliz Natal Julian
Então é natal //
E o que você tem feito? // Outro ano se foi //

E um novo apenas começa // E então é natal //
Eu espero que você aproveite // O próximo e o querido //
O velho e o jovem // Um alegre Natal // E um feliz ano novo //
Vamos esperar que seja um bom ano // Sem qualquer sofrimento //
E então é natal // Para o fraco e para o forte //
Para o rico e para o pobre // O mundo é tão errado E então feliz natal // Para o negro e para o branco // Para o amarelo e para o vermelho //
Vamos parar todas as lutas // Um alegre Natal // E um feliz ano Novo //
Vamos esperar que seja um bom ano // Sem sofrimento // E então é Natal // E o que você fez? / Outro ano se foi // E um novo apenas começa // E então feliz Natal // Eu espero que você aproveite // O próximo e o querido // O velho e o jovem // Um alegre Natal // E um feliz ano novo // Vamos esperar que seja um bom ano // Sem sofrimento //
A guerra acabou // Se você quiser // A guerra acabou Agora... //
Happy Xmas (War is Over)
John Lennon, Yoko Ono
(Happy Xmas KyokoHappy Xmas Julian)
So this is Xmas //And what have you done //Another year over //And a new one just begun //
And so this is Xmas //I hope you have fun //The near and the dear one //The old and the young //
A very Merry Xmas //And a happy New Year //Let's hope it's a good one //Without any fear
//And so this is Xmas //For weak and for strong //For rich and the poor ones //The world is so wrong //
And so happy Xmas //For black and for white //For yellow and red ones //Let's stop all the fight //
A very Merry XmasAnd a happy New Year //Let's hope it's a good oneWithout any fear //
And so this is XmasAnd what have we done //Another year overA new one just begun //
And so happy XmasWe hope you have fun //The near and the dear one //The old and the young
//A very Merry XmasAnd a happy New Year //Let's hope it's a good one //Without any fear//
War is over, if you want it //War is over now // Happy Xmas //
Então É natal.
Simone
Então é natal, e o que você fez? // O ano termina, e nasce outra vez. //
Então é natal, a festa Cristã. // Do velho e do novo, do amor como um todo. //
Então bom natal, e um ano novo também. // Que seja feliz quem, souber o que é o bem. //
Então é natal, pro enfermo e pro são. //Pro rico e pro pobre, num só coração. //
Então bom natal, pro branco e pro negro. //Amarelo e vermelho, pra paz afinal. //
Então bom natal, e um ano novo também. //Que seja feliz quem, souber o que é o bem. //
Então é natal, e o que a gente fez? //O ano termina, e começa outra vez. //
E entao é natal, a festa Cristã. //Do velho e do novo, o amor como um todo. //
Então bom natal, e um ano novo também. //Que seja feliz quem, souber o que é o bem. //
Harehama, Há quem ama. //Harehama, ha... //Então é natal, e o que você fez? //
O ano termina, e nasce outra vez. //Hiroshima, Nagasaki, Mururoa ...//
Aproveitando o ensejo dos dias que antecedem a maior festa cristã, conhecida por Natal, sendo que esse dia para os cristãos simboliza a data em que o Cristo nasceu. Depois de procurar um local digno para o nascimento, não encontraram, o que foi ofertado é o que podemos dizer hoje um "estábulo".
Acredito que no mês de dezembro é impossível não escutar músicas natalinas, em qualquer lugar que se vá escuta-se esses jingles, mesmo que sejam assoviados, e escutei um que me chamou atenção era o que dizia então é natal na voz de Simone, fazendo uma versão a letra Happy Xmas (War is over) do inesquecível Jonh Lennon e sua mulher Yoko Ono. Não tive como conter meus pensamentos nessa expressão então é natal, a inquietação tomou-me cada segundo, e por onde andava a dita me acompanhava, não a música e sim essa expressão.
Comecei a pensar é realmente é natal, vejo as pessoas que nem se conhecem olham uma para as outras e mesmo com aquela desconfiança dos 360 dias, e soltam um sorriso cor de água, mas sorriem, então é natal. Isso mesmo. E como não falar da caritologia que toma conta dos corações incautos com a miséria alheia, que repentinamente tornam-se caridosos, não deixando se quer um sem receber nem que seja 10 centavos, sentem-se energizados em ter ajudado a um invisível social, que durante 11 meses, fora ignorado dia a dia, e que momentaneamente ganhou bolhas de co2 pelo então é natal, que não tirou sua côr de água. Pois, milagres acontecem, certamente aos que acreditam, mas o então é natal não faz milagres e sim imaginam-se
milagres, pois os milagres são perpetuados, o então é natal, é efêmero, termina antes do novo ano nascer. Logo a velha natureza do que se é volta a dominar os corações que não consegue viver o que não é, e a fantasia do então é natal, permanecerá por mais 360 dias nos que se beneficiaram da caridade dos mágicos, não aos dos shows e sim os da vida, que usam de truques para enganarem a si mesmo.
Tristeza saber que o então é natal, para alguns, acredito que seja a minoria representa apenas a troca de presentes, cartões e palavras adocicadas. Enfatizando o consumismo induzido pelo senhor do natal o velhinho de barba e com roupa vermelha sempre acompanhado por lindíssimas mulheres, conhecidas por mamães-noéis.
Não consegui ver nenhuma mamãe noel, semelhante ou próxima a imagem do papai-noel, o porquê, eu não sei.



Talvez, deveria ser pelo motivo do papai noel, ainda fingir que é um meninão, e por isso ainda usa o nome de papai noel e não o de vovô noel, isso não ficaria bem. Imagine chamar cada uma dessas beldades, divas de vovó-noel, seria hilário.
verdade o então é natal, apresenta-se dessa forma,







usa-se de todos os subterfúgios para o consumo, não importa o que seja, objetos ou pessoas, aos que frequentam religiosamente as lojas em tempos natalinos, devem ter percebido que a concorrência com o papai noel tem aumenando, a cada ano pede-se para tirar fotos com as mamães-noéis ao vovô-noel. Fotos essas que têm público seleto, no caso os adolescentes, que devem fantasiar aquele flash como um momento único em suas vidas, imagine tirar uma foto com essas apologias aos pesamentos obscuros da adolescência. Quem foi um sabe. É por isso que o vovô-noel não trabalha com a vovó e sim a mamãe ou melhor as ninfetas-nóeis. Procure um vovô noel na net que use aliança.
O então é natal, tristemente colocará em evidência o senhor do consumo, trazendo milhares de crianças aos seus templos modernos, ou seja, os shoppings. Distanciando cada vez mais do verdadeiro sentido do natal, que não tem nada com essa criação nefasta, imbutida no verdadeiro natal,


que é a fraternidade, o amor ao próximo, não um dia, algumas horas, alguns instantes, mas uma atitude diária, de mudança, de aceitar que não estamos sozinho, milhares de pessoas morrem por não ter o pão que sobra no natal, e é jogado no lixo. É real que a expressão do então é natal, estará muito distante de sua fonte de inspiração e o deixai vim a mim as criancinhas.
A escolha é sua, o ensinamento também, o ensina a criança o caminho que deve andar e mesmo quando for idoso, não se desviará dele.
Você com a escolha, o senhor do consumo, ou o Senhor do amor de todos os dias e não do então é natal.

Nenhum comentário: