quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A mulher de Potifar

Rembrandt. José acusado pela mulher de Potifar
Aos que não conhecem a famosa história em que um dos filhos de Jacó, após ter sido vendido pelos irmãos aos viajantes ismaelitas e levados
ao Egito, teria que passar por tantos acontecimentos, sendo esse um entre outros. Essa história encontra-se em Gêneses, o primeiro livro de Moisés. No qual retrata a acusação que passou José, que por inúmeras vezes havia sido assediado pela mulher de Potifar [este era eunuco e capitão da guarda do Faraó], sendo que a acusadora de José, as sagradas escrituras não fazem referências sobre seu nome.
Inúmeras vezes a mulher de Potifar tentou seduzir a José, fez de tudo, acredito que modernamente teria feito até o que Demi Moore fez ao interpretar uma dançarina de stiptease, ou até cruzou as pernas várias vezes, semelhante as realizadas por Sharon Stone em Instinto Selvagem. Mas nada disso adiantava, pois para o Jovem José, que havia conquistado a confiança de seu senhor(Potifar), que delegou a ele todas as responsabilidades de sua casa. José entendia que essa traição não era apenas contra seu senhor Potifar, mas sim contra o Deus de seu pai Jacó.
Assim continuou por inúmeras tentativas, ora Demi Moore, outas Sharon Stone, mas nada acontecia. Então, astutamente resolveu utilizar toda sua ardilosidade. Esperou que os homens da guarda saissem da casa, e mais Demi e Sharon, agora com o contato físico, tentou José a força, mas este não querendo fez o que podia, correu, correu. Mas a Ardilosa pegou a capa de José, e com a capa em mãos gritou, que seu grito fora ouvido nos quatro cantos da casa de Potifar.
Só deu para José, que foi acusado pela mulher de Potifar de ter tentado levá-la para cama a força. Quando Potifar chegou, viu os olhos de sua amada mulher repletos de lágrimas crocodilianas, não resistiu e acreditou em sua história, e melhor ainda, nem quis saber da versão de José, este teve que ver o sol nascer de uma forma não arredondada.
Fatos como esse vivem acontecendo entre nós, serve para compreendermos que todos temos o direito de defesa, contarmos os fatos, mas a ardilosidade de muitos ainda se faz e se fará presente, usam os bastidores para contarem versões distorcidas, não falam pela frente com receio de serem desmascaradas.
Melhor ainda, falar por trás, e quando nada que o outro venha a falar, seja motivo de crédito. Imaginem, mesmo que José falasse qualquer coisa, certamente Potifar não acreditaria. José sabia disso, tanto que nem quis se defender.
Assim a todos que de alguma forma forem acusados por pessoas, com a indole da dita mulher de Potifar, tenham calma que a vida toma seu próprio rumo. Aguarde. José aguardou, foi preso, interpretou sonhos, foi o segundo homem no Egito, recebendo ordens somente do Faraó, este seguindo aos conselhos de José, coseguiu superar a fome que abalou todo o Egito durante 7 anos.

Nenhum comentário: