quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ASSUNTO: HERESIAS NAS IGREJAS: A DOUTRINA DA QUEBRA DE MALDIÇÕES /PARTE 3

Texto: Gl 3.13,14

Introdução:

Chegamos na última parte do nosso estudo sobre a doutrina da quebra de maldições. Nesta aula iremos estudar sobre qual a verdadeira maldição, o porquê dela vir sobre o homem, suas causas e como a benção pode vir sobre o homem.


I)O Deus da benção

Deus sempre deseja abençoar o homem (Gn 1.28; At 3.25,26; Gl 3.14; I Pe3. 9). Na verdade nenhum mal vem do Senhor (Sl 5.4; Tg 1.16,17). Quando Deus criou o homem, o fez a sua imagem e semelhança (Gn 1.26), fez o homem para que vivesse em sua presença e refletisse a sua glória, fez o homem para que este não morresse e tivesse a vida eterna; uma vida de bênçãos.

A maior alegria para o homem era viver na presença do seu criador.

II)A entrada da maldição

Enquanto o homem vivia na presença do seu criador, não havia maldição alguma sobre a face da Terra. A maldição não veio de Deus e sim do pecado! Deus apenas deu o veredicto do ato praticado pelo homem. Quando o homem desobedeceu ao seu criador, ele pecou, trazendo sobre si próprio a maldição; fruto do pecado com todas as suas conseqüências (Gn 3.1-7/o pecado; Gn 3. 14-19/a maldição, resultado do pecado).

Qual era a maldição do pecado? Primeiramente a separação do criador (Rm 3.23)! Depois, logo em seguida, todas as conseqüências que o pecado traz, a saber: sofrimento(Gn 3.19), dor(Gn 3.16), toda a terra foi contaminada(Gn3.17) e por fim a morte , em todos os seus aspectos (Gn 3.19b física, espiritual Ef 2.12-14 e 2ª morte Ap 2.11).
O pecado entrou por um só homem e com ele a morte (Rm5.12). Toda a humanidade estava debaixo da maldição do pecado!
A morte é a mais terrível conseqüência do pecado!

Todo aquele que não entregou a vida a Jesus Cristo, está debaixo de maldição!

III)A entrada da benção

Deus não desejava que o homem permanecesse afastado dele (I Ts 5.9), era da vontade do Senhor que o homem estivesse em comunhão com ele, Deus desejava dar vida a este homem e abençoa-lo com o seu amor, o Senhor, então, logo começou a trabalhar para restaurar o homem.

Vemos na Palavra de Deus que todos os meios do homem se aproximar do criador são fúteis; Deus mostrou também que somente haveria um modo de abençoar o homem.
Quando vemos a lei, por exemplo, Deus coloca bênçãos e maldições diante do homem e lhe dá o livre arbítrio para escolher no livro de Dt 27.11-28.68 , “de quebra” ainda aconselha o homem a escolher a benção para que viva(Dt 30.15-20).

Podemos perceber a benção condicionada a obediência a Deus, entretanto, o homem mostra-se incapaz de obedecer ao Senhor por si só.

Por ser incapaz de obedecer a Deus com o seu coração pecador, Deus enviou o seu Filho(Jo 3.16) para que através dele o nosso coração fosse transformado(Jr 24.7; Jo 3.3-7; Hb 8.10,10.16) e então, pelo poder do Espírito Santo, pudéssemos obedecer a Deus e ser-lhes agradáveis(Ez 36.26,27; Jo1.12,13; 3.3-7; 14.16,17,26; Rm10.8; Gl 5.16) . Desta forma as bênçãos de Deus vêem sobre a vida daquele que crê.

Quando aceitamos a Cristo, passamos das trevas para a luz, da maldição para a benção, da morte para a vida!

Todo aquele que, pela fé, entregou a sua vida a Jesus, está debaixo das bênçãos de Deus! Veja o texto de Efésios 1.3 .


IV)Como passar da maldição para a benção?

É muito simples, basta apenas crer em Jesus Cristo, conforme o que está escrito em Rm 10.9-13

Por todos estes motivos, concluímos que é impossível ao Cristão ser amaldiçoado, ou ter em sua vida qualquer tipo de maldição!


V) Bênçãos conquistadas e bênçãos a conquistar

Na verdade todas as bênçãos já nos foram garantidas e não há jeito de perdê-las enquanto estamos em Cristo.

Gostaria de dizer que estas bênçãos que o Senhor nos tem dado, já são nossas por herança ( somos herdeiros Rm 8.17), entretanto, muitas delas se concretizarão de uma forma plena quando Jesus Cristo arrebatar a sua igreja e outras quando ele implantar o seu reino aqui na terra e outras ainda, na eternidade( Ap 21.7).

Este ponto gera muita confusão, pois existem crentes que confundem o fato das bênçãos já serem nossas por herança, pela fé no Filho de Deus, com o fato de que ainda não fomos glorificados (receberemos um corpo glorioso livre da morte, livre de errar, livre da dor; das doenças e de todo e qualquer sofrimento I Co 15.50; IT s 4.14; Ap 21.4). A própria terra será restaurada completamente.

Para que uma herança seja dada são necessários a morte do testador e o veredicto da justiça, fazendo valer o testamento. O testamento já pertence ao herdeiro, somente é uma questão de tempo, até que a justiça legalize toda situação.

No caso, o testador que é Jesus, morreu para nos tornar participantes da sua herança, e ele próprio ressuscitou para fazer valer o nosso direito provando que os nossos pecados já foram pagos, no entanto, para os incrédulos, tudo isto ainda está em oculto(II Co 4.3,4), até que do alto se manifeste o único soberano Rei dos Reis e Senhor dos Senhores; Jesus Cristo!
Veja o quadro abaixo para que você entenda:


Nesta vida, pela fé, temos a certeza de que todas as bênçãos em Cristo Jesus são nossas!

Porém:
1)Algumas Deus já nos deu, a saber: A plenitude do Espírito Santo, a certeza da salvação, a vitória sobre o pecado, a Paz, a alegria, o gozo, a santificação, a adoção, os dons, etc...
2)Outras são para o dia do arrebatamento, a saber: o corpo glorioso( livre de toda doença, dor e sofrimento), a nova Jerusalém, estar diante da face do Cordeiro, os galardões, etc...
3)Outras para a segunda vinda, a saber: glorificação diante dos homens, honra etc...
4)Outras são para o milênio, a saber: reinar com Cristo sobre a terra (riquezas e gloria sem par),etc...
5)Outras para a eternidade, a saber: vida eterna e tudo concernente a esta vida; a nova criação.


No entanto, tudo isto já é nosso dês do momento da nossa conversão!

Meus amados; resta ainda um poucochinho de tempo, e tudo isso irá se concretizar. É necessário que por um breve momento sejamos provados para que o mundo veja que Deus está conosco! A prova da nossa fé para o mundo está em servir a Deus incondicionalmente. É preciso sofrer por pouco tempo para que tenhamos uma eternidade de gozo!
Coitado daquele que já recebeu a sua recompensa.

Ai de vós ricos! Ai de vós os que vivem rindo! Coitado daqueles que acham que ficar doente é maldição, que creem que não podem sequer ficar gripados; que acreditam nestas doutrinas do falso evangelho!Ai de vós por acharem que as riquezas desta vida são as verdadeiras bênçãos, pois a verdadeira benção é servir a Jesus!

Conclusão:

Aprendemos hoje que Deus deseja abençoar a todos. Vimos qual é a verdadeira maldição e como ela entrou no mundo; vimos também qual é a verdadeira benção e como ela entra na vida do homem.

Nesta aula você aprendeu ainda que fomos abençoados em Cristo e já somos herdeiros a todas estas bênçãos pela fé, no entanto, algumas ainda serão concretizadas.
Espero que tenha sido útil este estudo e venha esclarecer o amado irmão a respeito da doutrina da quebra de maldição e o quanto ela esta afastada da verdade!
Na próxima aula passaremos a estudar outra heresia.

Texto de Ricardo Correia de Mattos


Nenhum comentário: