sábado, 10 de dezembro de 2011

Cultura da corrupção e Corrupção e seu Impacto sobre a Sociedade

Cultura da corrupção e Corrupção e seu Impacto sobre a Sociedade


Textos interessantíssimos de Edson Junior e Aziz Amin, em momentos de preparativos para dois grandes eventos a serem realizados no Brasil, e diga-se esses de repercussão global. Nesse momento em que muito dinheiro público está sendo investido, pessoas oportunistas agigantam-se perante o poder público com a finalidade de obter esse capital, sem a supervisão dos órgãos competentes, no qual em muitos casos envolve-se promiscuamente com essa categoria de pessoas que são conhecidas mundialmente como corruptos, pessoas sem nacionalidade, ou melhor são apátridas nascido da união da corrupção com a impunidade. O legado que restará, certamente sentiremos com a falta de hospitais, escolas, saneamento e segurança pública.
Boa leitura,

• Cultura da corrupção
Certa vez uma senhora me contou uma história ocorrida no Brasil, na década de 30, em que um jovem presenteara sua namorada com um anel, o que agradou muito a garota. Uma amiga desta garota, disse que dias atrás havia sumido um anel dela idêntico aquele que a amiga havia ganhado do namorado. Ambas começaram a desconfiar do rapaz, pensando que ele havia roubado o anel da garota para presentear sua namorada.
Na primeira oportunidade a namorada perguntou ao rapaz se ele havia roubado o anel para presenteá-la. Ele negou veementemente a autoria do roubo e disse que tinha comprado o anel, mas não lhe deram crédito. Dias depois este jovem se enforcou em uma árvore, pois não suportara a idéia de ter sua honra maculada com uma acusação de roubo e depois de sua morte, a garota finalmente encontrara seu anel, que havia perdido em sua própria casa. Esta senhora terminou a história dizendo que isto ocorreu numa época em que as pessoas tinham caráter, infelizmente no Brasil estamos vendo uma detestável cultura de corrupção que infesta os mais variados segmentos de nossa sociedade, que acaba corroendo a confiança dos brasileiros entre si e a honestidade, a dignidade e os valores morais acabam se tornando até mesmo motivo de vergonha para alguns.
Assistindo a um trecho do programa “A turma do Didi”, exibido pela Rede Globo de televisão, fiquei estupefato ao ver, em apenas alguns minutos, várias apologias a corrupção numa forma de obter vantagens ilícitas. A que mais me chamou a atenção foi de uma nave espacial que é parada por um policial alienígena por excesso de velocidade. O ator Didi simplesmente oferece dinheiro ao policial e este deixa o carro seguir adiante. E percebam que se trata de um programa infantil.
Um exemplo deste tipo dado às crianças de nosso Brasil, com certeza irá gerar no caráter deles, que está em formação, a noção de que a corrupção é uma prática comum e que todos devem praticá-la, pois o que importa é obter vantagem, independente de estar errado ou não. Ora, este tipo de pensamento tem dominado a vida de muitos e está levando nosso país a uma bancarrota total, em um nível de decadência social jamais vista.
Um personagem de televisão, alguém que promove campanhas filantrópicas como o Criança Esperança, acaba passando uma imagem de confiança para as crianças e então, se ele pratica atos de corrupção em seus personagens, as crianças podem internalizar a corrupção como algo correto e até mesmo um exemplo a ser seguido no futuro.
A corrupção existe e nem por isto deve ser vista como uma triste realidade, a corrupção deve ser combatida de todas as formas possíveis e imagináveis, mas com uma cultura de corrupção sendo constantemente enfiada na cabeça de nosso povo, como é que vamos conseguir vencer esta batalha? Como podemos acusar políticos que praticam corrupção se corrompemos um guarda no trânsito? Como podemos acusar a Polícia de corrupta de corrompemos o fiscal da prefeitura ao visitar nosso estabelecimento comercial e/ou industrial? Não importa o nível e a quantidade de dinheiro envolvido na corrupção, pois a imundice da corrupção sempre será a imundice da corrupção.
Já presenciei um candidato a vereador em minha cidade, Guarulhos, que disse alto em bom em uma padaria, no meio de muita gente, que ia entrar para roubar mais quatro anos e o pior é que alguns presentes ainda riram com esta afirmação, que na verdade deveriam se enojar. Já vi muitos dizendo que se fossem policiais iriam "pegar" dinheiro de traficantes e vender as armas apreendidas. Este tipo de pessoa possui uma mentalidade tão primitiva que não é capaz de imaginar os males que estão trazendo ao país em troca de seu beneficio pessoal. Não conseguem entender que a corrupção é um círculo vicioso, pois se um policial vende uma arma apreendida, esta arma pode servir para matar um filho, um parente ou até ele mesmo.
Um fiscal da vigilância sanitária não percebe que ao ser corrompido, pode estar sendo responsável pela infecção de muitas pessoas, inclusive parentes seus. Um motorista que corrompe um policial de trânsito pode ser responsável pela morte de outras pessoas, causando dor e sofrimento para inúmeras famílias. Este tipo de pessoa já adquiriu a estúpida e insana cultura da corrupção e estão colaborando cada vez mais a destruição de nosso país, de nossa cultura e da nossa existência como nação. Nem vou dizer dos políticos que roubam o dinheiro público, direta ou indiretamente, pois este sujeito está roubando uma nação inteira, incluindo desde crianças pobres que precisam de alimentos e remédios, de idosos que passam horas em filas do INSS e de milhões de cidadãos que esperam horas para serem atendidos em hospitais.
Vemos normalmente pessoas que possuem vergonha de dizerem honestas, pois a honestidade se tornou virtude dos trouxas e dos caretas. Os mais débeis se espantam quando se deparam com uma pessoa honesta, com um policial que não aceita suborno, com um síndico que não rouba de seus condôminos, com um fiscal que cumpre seu trabalho sem se corromper, com um político que combate a corrupção. Alguns usam o argumento de que “se todos roubam, porque não vou roubar”.
Neste raciocínio, se muitas pessoas começarem a pular de pontes, outras também terão que pular, pois “todo mundo está pulando”. Não há absolutamente nenhuma justificativa para a corrupção.
O Brasil só não é um país rico, próspero e feliz porque a corrupção está arraigada em nossa sociedade. Um povo corrupto cria e elege em grande escala políticos igualmente corruptos. E a corrupção não pode deixar de ser praticada com a ameaça de ser preso ou de outra punição, a corrupção não deve ser praticada pela simples e pura noção de nobreza, de honestidade e de bons valores morais. A ocasião não faz o ladrão e sim a falta de bom caráter.
O Brasil precisa promover uma verdadeira jornada pela moral, destruindo todos os focos de corrupção, com punições exemplares e uma conscientização generalizada da importância da honestidade, da disciplina e dos males estruturais que traz a corrupção em nossa sociedade.
Por Edison Evaristo Vieira Junior

• Corrupção e seu Impacto sobre a Sociedade
A ameaça de corrupção tem links para uma multidão de vícios. Suas raízes estão ligadas ao injustiça, desconfiança, suspeita, do extremismo e atividades terroristas. Ele cria um sentimento de insegurança, agrava a pobreza e contribui para a infelicidade dos segmentos vulneráveis da sociedade. Ela também instila um sentimento de desesperança e desânimo e ameaça a força de bons valores que foram estabelecidos ao longo de séculos de luta civilizada.
A palavra "corrupção" tem sua origem em um verbo latim "corruptus" que significa "quebrar". Literalmente, significa "um objeto quebrado". Em palavras simples, a corrupção significa "o abuso do poder confiado para benefício privado." Conceitualmente, a corrupção é uma forma de comportamento que se afasta da ética, moralidade, tradição, lei e da virtude cívica.
O termo corrupção tem diversas definições. A United Nations manual sobre Anti-Corrupção, a Transparência Internacional, e as instituições financeiras multilaterais como o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento define a corrupção como "abuso de cargo público para ganhos privados" A Estratégia Nacional de Combate a Corrupção (NACS) definiu a corrupção como "um comportamento por parte dos titulares de cargos no setor público ou privado, pelo qual eles de forma abusiva e ilegalmente enriquecer-se e / ou pessoas próximas a eles, ou induzir os outros a fazê-lo, por abusar da posição em que eles são colocados."
Seção 9 da Portaria Accountability Nacional 1999 definiu a corrupção e as práticas de corrupção de uma forma abrangente. Ele recrutou cerca de doze tonalidades diferentes de corrupção. Gratificações ilegais, suborno, extorsão, abuso de escritório, trapaça fraude e violação criminal de confiança são algumas das práticas corruptas mencionado no NAO 1999 (Anexo A). Começando com a Prevenção da Corrupção Act 1947, existem cerca de sessenta peças de decretos e normas que tratam de crimes de corrupção e de práticas corruptas no Paquistão (Anexo B).
A última vítima da corrupção e da pobreza é a própria dignidade humana. Daí a corrupção provoca quebra na ordem social e emerge como uma ameaça potencial para a paz, prosperidade e estabilidade da civilização humana em todo o globo. Corrupção nos gastos do governo leva a sério a redução no impacto do programa de desenvolvimento e resulta em aumento perpétua no custo de manutenção dos bens públicos.
A responsabilidade principal de garantir a cultura de boa gestão ou o que nós geralmente chamamos de boa governabilidade situa-se nos ombros da administração civil. Em um regime democrático, o processo de prestação de contas começa na primeira fase do "processo de conversão" - as eleições, que é o elo de ligação entre os governantes e os governados. É nesta fase que a base do som e transparente cultura política poderia ser colocada. O eleitorado deve cuidadosamente demonstrar a sua primeira escolha (direito de voto) do processo e a exercer o seu direito somente sob os ditames de sua consciência. Em troca, os governantes que são os guardiões dos arredores políticos devem honrar a confiança depositada neles e criteriosamente exercer os poderes que derivam dessa confiança. A fim de assegurar a coerência e a sustentabilidade de um processo responsável, transparente e aberto político, é imperativo manter o elo de ligação intacta.
Sobre a independência, o Paquistão herdou a debilidade das instituições políticas. Desempenho dessas instituições no país ao longo dos anos mais danificados da cultura de transparência e responsabilidade. Reconhecidamente, os esforços de estabelecer uma política forte dispensação têm sido confrontados com a cabeça frustrações sobre essas instituições, mas também não conseguiram capitalizar as oportunidades disponíveis. Suas tradições democráticas internas ainda estão fracos e não transparente. Devido à falta de respeito pelos valores participativos, os principais partidos políticos são geralmente dominado por uma única pessoa.
O setor corporativo também está cheio de falhas devido a práticas corruptas. Escândalos no setor corporativo são temas de manchetes na mídia. Práticas erradas parecem muito comuns, e um comportamento inaceitável tornou-se uma prática normal. Governança corporativa tem sido praticada apenas em forma e não substância. Presidentes, diretores executivos e diretores são nomeados com base na influência política e pessoal. Mérito é uma mercadoria menos visível. Assim, politização e ineficiência ao nível da alta gerência resultaram em declínio na qualidade da produção. Convergência ilegal de juros tem estimulado insider trading que causa frustração e revés para o investidor genuíno. Demanda real e os fatores de oferta têm papel insignificante na formação do comportamento do mercado que é predominantemente controlado pelo intermediário.
Os preços são determinados por especuladores inescrupulosos através da mafia intermediário. Produtos falsificados têm inundado os mercados. Consumidores são deixados sem opção a não ser viver com material de qualidade inferior. Não há nenhum consumidor regime eficaz de proteção de direitos. O mecanismo de controle de monopólio acabou por ser, no mínimo de efeito.
A Autoridade de Controle Monopólio tem de ser melhorado para desempenhar um papel eficaz na contenção da ameaça que infectou o setor corporativo.
Necessidade e ganância são citados como os motivos de práticas de corrupção e corruptos. Necessidade como motivo é aplicada a baixa trabalhadores remunerados, especialmente aqueles que foram confiados com poderes serviço de entrega e contato com o público.
Corrupção ocorre fora de compulsão, como aqueles se entregando a corrupção está na necessidade de as necessidades básicas e não têm acesso ao direito social. No entanto, precisamos muito facilmente se funde com a ganância, uma vez precisamos é tomado como uma justificação por aqueles se entregando a práticas de corrupção e corruptos. É por causa deste fato que a corrupção está ligada à pobreza, que é denominado como a corrupção de necessidade. Ausência de uma base ética nas atitudes da sociedade também é citado como uma das causas da corrupção. Práticas de corrupção e corruptos são indicativos de violações no edifício de governança. Que representam sérias ameaças para a santidade de valores éticos e democráticos e enfraquecer administrativa, as instituições políticas e sociais. As questões da pobreza, corrupção e governança são transversais. Estas questões, juntos, formam uma parte integral da literatura de desenvolvimento.
Recentemente, o governo termos e boa governança estão sendo profusamente utilizados em tal literatura. Boa governança continua na vanguarda de todos os aspectos da nossa vida, seja político, social ou econômica. Governança tem que ser bom em sua manifestação, e se não for assim, é, sem dúvida nenhum governo será para todos. O sufixo ou prefixo de mero "bom" o termo não serve ao propósito.
Os componentes essenciais da boa governabilidade são regras de direito, transparência, responsabilidade e previsibilidade. Do Estado de Direito significa igual aplicação da lei, a igual proteção da lei e igualdade perante a lei.
Na ausência do Estado de direito, as instituições ficam fracas e tornar-se incubadoras para práticas corruptas. A realização das metas de boa governança e prosperidade torna-se um mito. De acordo com os resultados da Estratégia Nacional Anticorrupção e da Pesquisa Nacional de Percepção de Corrupção 2006 realizado pela Transparência Internacional, as principais causas da corrupção no Paquistão são os seguintes:
• Falta de mecanismo de responsabilização efetiva Interna;
• Poderes discricionários e seu abuso flagrante pelos titulares de cargos públicos;
• Fracasso perpétuo governo eleito para desenvolver adequada e ética empresarial;
• Deficiências no sistema judicial;
• População com grande número de analfabetos ou ignorantes apáticos com discernimento inadequado para escolha de parlamentares;
• Incompetência dos líderes políticos;
• Traição da confiança pública com propensão para auto-enriquecimento;
• Poder centrado em pessoas hereditariamente influentes.

Por Asif Amin

Nenhum comentário: